top of page

Equilíbrio é fundamental em momentos difíceis



Também conhecido como o mal do século, o esgotamento físico ou emocional é um dos problemas que cresce ao longo dos anos e afeta grande parte da população. Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos e até crianças podem vivenciar momentos de estresse.


O estresse não está apenas associado a fatores externos, como as pressões vivenciadas no dia a dia na escola, faculdade ou no trabalho. Está relacionado ao modo como lidamos com as emoções positivas ou negativas, o que pode se tornar um agravante para outros problemas de saúde.

O dia 23 de setembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Atualmente as mudanças impostas as pessoas originam frequentemente situações de conflito, ansiedade e desequilíbrio emocional, quer seja no novo modelo de trabalho home office, situação nova para muitos profissionais de diversas áreas e para professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares que estão se adaptando ao ensino a distância.


As mudanças na rotina também contribuíram para que as pessoas ficassem cada vez mais ocupadas e inquietas na busca de resolverem seus problemas gerando tensão mais estresse e maus hábitos, principalmente quando estão a maior parte do tempo em casa sem poder exercer suas funções cotidianas de forma plena. A falta de atividade física e do cuidado adequado com a saúde, alimentação e o sono podem agravar ainda mais a situação.


Justamente neste momento que estamos vivenciando o isolamento social e medidas restritivas devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) a situação parece se agravar ainda mais! É importante estabelecer uma rotina de atividades, traçar projetos a curto prazo e principalmente procurar manter uma boa alimentação e o exercício físico, mesmo dentro de casa. Caso perceba que a situação está fora de controle, não tenha vergonha de buscar apoio na família ou com os amigos, e se for o caso procure ajuda médica com um profissional.


Em fim nos resta mantermos uma posição positiva diante dos problemas que se apresentam, resiliência para encarar esse novo normal e a fé e esperança de que dias melhores virão.

Comments


bottom of page