top of page

Desenvolvimento e autodesenvolvimento


Acreditar nas pessoas implica uma firme crença no potencial individual e na capacidade para fazer alterações por meio de uma melhoria no seu ser através das escolhas e das suas ações.


É necessário ter iniciativa para trilhar novos caminhos, persistência para vencer obstáculos, automotivação e disciplina para continuar seguindo a meta preestabelecida, principalmente na busca da realização pessoal.

"Aproveite essa oportunidade, pois “aperfeiçoar a si mesmo é a única coisa que podemos fazer para transformar o mundo." Ludwig Wittgenstein.

Desenvolvimento significa aumento da capacidade de realização do indivíduo através das diversas possibilidades de aprendizado. É o rompimento com padrões já estabelecidos, para adoção de comportamentos assertivos no dia a dia.

O desenvolvimento não deve acontecer apenas no campo profissional, mas principalmente, no âmbito pessoal. Nas várias dimensões humanas (mental, física, emocional, social e espiritual). A frustração ou insucesso em uma dessas áreas da vida, pode afetar de forma geral a vida de uma pessoa. É difícil separar realização pessoal das demais realizações que todos almejamos conquistar.

Já no processo de autodesenvolvimento, segundo os especialistas, o indivíduo assume o compromisso de buscar com responsabilidade à aprendizagem contínua. Essa é uma competência bastante valorizada nas organizações.

Não há um único caminho para esse autodesenvolvimento, ou seja, as experiências vivenciadas diariamente, contribuem para um estado de espírito positivo ou negativo diante das situações da vida.

O autodesenvolvimento vem com a autoaprendizagem. Nela o indivíduo se compromete com novas possibilidades de estudo, e manifesta uma curiosidade natural pelo saber contínuo. Ele questiona suas atitudes e procura melhorar sua percepção de valores e conceitos de si mesmo, do outro e do mundo.

Para isso, é necessário ter iniciativa para trilhar novos caminhos, persistência para vencer obstáculos, automotivação e disciplina para continuar seguindo a meta preestabelecida, principalmente na busca da realização pessoal.

Para começar seu processo de autodesenvolvimento siga algumas etapas essenciais:

. Realize uma autoanálise;

. Busque pessoas que possam contribuir para seu autodiagnostico, sinalizando pontos positivos e pontos a melhorar;

. Defina seus objetivos e os meios para alcançá-los.


. Baixe o PDF e responda as tarefas de autoavaliação Próposito e Alegria.

JANETH MATOS PROPÓSITO E ALEGRIA
.pdf
Fazer download de PDF • 306KB



Comments


bottom of page